Image Map
Levo livros para onde vou!: Resenha - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

07 abril 2014

Resenha - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


Olá pessoal.

Hoje eu vou escrever pra vocês um pouco do livro que eu li recentemente, O Oceano no Fim do Caminho.


 Eu comecei a leitura desse livro sem saber nada do que se tratava a historia e quando eu vi a capa e li o título pela primeira vez, eu tive a impressão que seria um livro que não tivesse o mundo mágico incluído ,eu pensei que seria um livro com personagens reais envolvidos em situações comum, mas eu não poderia estar mas do que enganada.




O livro conta a historia de um garoto, que a gente não sabe o nome dele.
Quando a historia começa ele já é um homem de meia idade , mas ele precisa voltar a cidade onde ele passou a infância e o inicio da adolescência, para ir a um funeral  e depois que ele vai a esse funeral , ele entra no carro e vai em direção a casa onde ele viveu, mas ele continua descendo a rua porque no final daquela rua fica a fazenda das misteriosas Hempstock, AS MISTERIOSAS MULHERES HEMPSTOCK e ao chegar nessa fazenda ele vai em direção ao lago que fica no fundo da casa, o lago que segundo a Lattie Hempstock era um oceano.
Chegando lá nesse lago, ele senta em um banco em frente ao lago e ali olhando para aquele lago ele começa a lembrar algumas coisas estranhas que aconteceram com ele quando era criança , e a partir daí quando ele começa a lembrar, a gente embarca nessas lembranças e conhece alguns seres esquisitos e uns acontecimentos misteriosos .

O livro é narrado em 1° pessoa pelo garoto e ele tem sete anos de idade, então apesar de ser um livro adulto de Neil Gaiman  ele tem uma linguagem bem fluída, o fato do livro ser narrado por uma criança, da para a narrativa aquele toque de pureza e inocência de alguém que ainda está descobrindo o mundo, o garoto que narra a historia é um leitor voraz e muitas vezes  durante a história ele fala sobre livros, e alguns momentos quando ele está com medo, quando está inseguro, quando se sente sozinho ele pega um livro e  ler, os livros são uma espécie de companhia para ele. É difícil falar sobre esse livro com clareza porque ele não é um livro claro, ele é um livro meio sem noção, mas não interprete esse sem noção como algo ruim, porque não é, é um livro meio louco, porém muito bom,enquanto eu ia lendo não tinha muita noção de onde aquilo tudo ia me lava, eu não conseguia entender que rumo essa histária ia tomar, as coisas vão acontecendo e não da pra ter muita noção do porque de tudo, afinal são lembranças, e são lembranças de quando ele era criança,então essa falta de clareza nos acontecimento talvez seja por isso, e também quando você é criança você tem uma visão diferente das coisas, mas enfim, é um ótimo livro que me deixou tensa em alguns momentos, eu ficava apreensiva com medo de virar as páginas , por ter medo do que pudesse acontecer com o garoto e com a Lettie Hempstock, é um livro que também me deixou triste  porque as últimas páginas são de partir o coração, por mas que eu tenha ficado apreensiva em vários momentos é bonito saber acompanhar a pureza da infância de alguém que ainda está descobrindo as coisas e a amizade da Lettie e o garoto também é linda.


Eu sei que não falei muito sobre a historia mas acredite em mim é melhor assim.
A magia desse livro é ir descobrindo as coisas aos poucos. Espero que vocês tenham gostado e ficado um pouco curiosos para conhecer essa historia. 

                                                                                               

2 comentários:

  1. Eu li esse livro e gostei bastante, mas confesso que me decepcionou um pouco, pois eu esperava muito mais dele. Mesmo assim, valeu a leitura. Concordo contigo que é um livro louco e difícil de descrever...
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei , o blog . Estão de parabéns!
    http://garotaon-top.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir